Regulamento 2013

Regulamento TROFÉO RIOMAFRA 2013


REGULAMENTO DESPORTIVO - 2013

ARTIGO 1º - O controle e a supervisão do TROFEO RIOMAFRA DE KART, serão exercidos pela Federação de Automobilismo do Estado do Paraná - FPRA.

ARTIGO 2º - Todas as questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pela Federação de Automobilismo do Estado do Paraná - FPRA, com base no Regulamento Nacional de Kart (RNK) e pelo Código Desportivo do Automobilismo (CDA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Parágrafo 1º - QUESTÕES TÉCNICAS:
Todas as modificações técnicas, aprovadas pela Federação de Automobilismo do Estado do Paraná - FPRA, serão comunicadas por meio de adendos.
Para várias das categorias participantes do TROFEO RIOMAFRA DE KART, será adotado o sistema de aluguel e sorteio de motores. Outras categorias, porém, serão disputadas com motores próprios, seguindo seu próprio regulamento que está presente neste instrumento.

Parágrafo 2º - QUESTÕES DESPORTIVAS:
Todas as modificações desportivas, depois de aprovadas pela FPRA, serão comunicadas por meio de adendos, passando a ter validade imediata.

ARTIGO 3º - Para as provas do TROFEO RIOMAFRA DE KART, a Organização da Prova será atribuída à Direção Geral do evento, composta por Carlos Reynaud dos Santos, Luiz Claudio Saliba Filho e Marlon Chrystian Blum; à NA Racing, ao Kart Clube Rio Negro e a Supervisão será atribuída a Federação de Automobilismo do Estado do Paraná – FPRA.

Parágrafo 1º - É obrigatória a designação e presença de Comissários Desportivos e Técnicos para a validade das competições. Os Oficiais e Autoridades cumprirão seus deveres de acordo com o Código Desportivo do Automobilismo – CBA.

ARTIGO 5º – DA PONTUAÇÃO, BONIFICAÇÃO E DESCARTES:
Todas as categorias participantes do TROFEO RIOMAFRA DE KART, Cadete e Mirim, MYJúnior e Júnior Menor, MY Graduados, MY Sênior e Super Sênior, F4 Preparado, 125 Stock deverão cumprir 02 baterias a serem realizadas no dia 07 de setembro de 2013. Não serão permitidos descartes na pontuação das categorias para efeito de classificação final do TROFEO RIOMAFRA DE KART.

A FÓRMULA 4  ORIGINAL terá 03 (três) baterias, com motores alugados.

Pontuação para todas as categorias:

1º - 15 pontos    5º - 08 pontos    9º - 04 pontos  
2º - 12 pontos    6º - 07 pontos   10º - 03 pontos 
3º - 10 pontos    7º - 06 pontos   11º - 02 pontos
4º - 09 pontos    8º - 05 pontos   12º - 01 ponto



Paraágrafo 1º - O Campeão do TROFEO RIOMAFRA DE KART será aquele que obtiver o maior número de pontos na soma dos pontos obtidos em todas as baterias.

Parágrafo 2º - Para fazer jus à pontuação mencionada neste artigo, o concorrente deverá ter completado 75% (setenta e cinco por cento) das voltas programadas ou das voltas completadas em caso de encerramento, pela Direção de Prova, antes do número previsto de voltas.

Parágrafo 3º - Em caso de paralisação antecipada de uma prova, por motivos de força maior e ocorridos mais de 02 (duas) voltas e menos de 75% (setenta e cinco por cento) da mesma, serão consideradas as colocações dos pilotos na volta anterior à paralisação e se a corrida não puder ser reiniciada será considerada encerrada, atribuindo-se metade dos pontos previstos para a bateria. Em qualquer caso onde à distância percorrida seja superior a 75% (setenta e cinco por cento), e haja paralisação e a impossibilidade de continuação até o total da distância estabelecida, a pontuação a ser atribuída será a integralmente prevista para a etapa.

Parágrafo 4º - Para fazer jus à pontuação o piloto deverá levar, obrigatoriamente, sob pena de desclassificação, seu equipamento à área do Parque Fechado para verificação técnica.


Parágrafo 5º - Desempate no Campeonato: Caso dois ou mais pilotos terminem o campeonato com igual número de pontos, o campeão será o que tiver obtido o maior número de vitórias. Caso o empate persista, será considerado o maior número de segundo lugares e assim sucessivamente, até as posições no grid de largada da primeira bateria e as melhores voltas; em último recurso, se necessário, os resultados das tomadas de tempo.


ARTIGO 6º – DA DURAÇÃO:
A duração de cada bateria será como segue abaixo:
CADETE/MIRIM: 15 voltas coroa 65
MY JÚNIOR JR MENOR: 20 voltas coroa 73
MY GRADUADOS 20 voltas coroa 75
MY SÊNIOR E SUPER SÊNIOR:  coroa 76 20 voltas
FÓRMULA 4: 20 voltas coroa 42
FORMULA 4 PREPARADO: 20 voltas
125 STOCK: 20 voltas

Parágrafo único - Em caso de chuva as provas passam a ter como limite 20 (vinte) minutos de duração, independente do número de voltas percorridas, para todas as categorias, exceto Cadete onde o limite será de 15 (quinze) minutos
.
ARTIGO 7º - Ao final do TROFEO RIOMAFRA DE KART serão distribuídos troféus ou taças aos 3 (três) primeiros colocados em cada categoria, após somas dos resultados das provas.


ARTIGO 8o – DA PARTICIPAÇÃO:
Somente poderão participar do TROFEO RIOMAFRA DE KART, os pilotos portadores de Cédula de Identificação Desportiva 2013 (CARTEIRINHA), emitida pela Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA, dentro do prazo de validade. Para os pilotos que não possuírem carteirinha da CBA, basta fazer o pedido e efetuar o pagamento no dia do TROFEO RIOMAFRA DE KART, através do organizador Nelson Rodrigues do Amaral.

ARTIGO 9º - CATEGORIA DOS PILOTOS:
Serão 7 (sete) categorias a serem disputadas no TROFEO RIOMAFRA DE KART, que serão assim distribuídas:

1. CADETE E MIRIM
2. MY JÚNIOR e JÚNIOR MENOR
3. MY GRADUADOS
4. MY SÊNIOR
5. F4 ORIGINAL
6. F4 PREPARADO
7. 125 STOCK


Parágrafo 1º: As datas para a realização do TROEFO RIOMAFRA DE KART são as seguintes:

06 DE SETEMBRO DE 2013 (Sexta-Feira): Treinos livres
07 DE SETEMBRO DE 2013 (Sábado): Tomada de Tempo e Corridas

ARTIGO 10º - EQUIPAMENTO DOS PILOTOS
É obrigatório nos treinos, tomadas de tempo e provas o uso de capacete de proteção, devidamente atado, com viseiras, luvas, sapatilhas de competição ou calçado tipo tênis de cano alto, macacão.



ARTIGO 11º - TOMADA DE TEMPO:
É expressamente proibido participar da tomada de tempo (e das corridas), sem estar inscrito na prova
A tomada de tempo das categorias com motores alugados serão realizados após o sorteio de motores da Pablo Racing, é obrigatório o uso do motor sorteado, do sensor de cronometragem e a passagem pela balança após o término do treino.
Será realizada uma Tomada de Tempo Classificatória, em seção única de 7 (sete) minutos para todas as categorias (inclusive as com motores próprios), com exceção da categoria F4 ORIGINAL, em que o grid de largada será definido por sorteio.

Parágrafo 1º - Todas as voltas que o piloto der durante a sessão classificatória estarão valendo para a classificação, mas somente a melhor volta de todas elas valerá para a formação do “Grid” de Largada.

Parágrafo 2º - Durante a tomada de tempo só terão acesso à pista os pilotos da categoria e seus auxiliares devidamente credenciados. Esses auxiliares somente poderão ajudar seu piloto a empurrar seu kart se este vier a rodar durante a tomada de tempo.
Se o kart sofrer avaria mecânica, o piloto deverá retirar seu kart da pista permanecendo junto ao mesmo até o término da tomada de tempo da categoria quando, então, poderá ser auxiliado a levar seu kart obrigatoriamente para o recinto do Parque Fechado e Balança. Não é permitido qualquer tipo de reparo mecânico na pista ou levar seu kart para os boxes, sob pena de exclusão do piloto da tomada de tempos.


Parágrafo 3º - Depois de iniciada a tomada de tempo é proibida qualquer manutenção mecânica não importando a categoria, salvo com autorização dos Comissários Desportivos e desde que o piloto não tenha iniciado a tomada de tempo e ultrapassado a linha dos 50 (cinqüenta) metros.
O piloto, com a apresentação da bandeira preta e disco laranja (avaria técnica), deverá dirigir-se ao Parque Fechado da Balança, encerrando sua participação.

Parágrafo 4º - A substituição de pneus ou rodas somente poderá ser efetuada com autorização da Direção de Prova, na área do Parque Fechado.

Parágrafo 5º - O piloto que der por encerrada a sua tomada de tempo, obrigatoriamente se dirigirá ao Parque Fechado da Balança, permanecendo o seu equipamento em Regime de Parque Fechado, até a liberação do equipamento pelo Comissário Técnico, sendo que, caso o piloto leve seu kart ao Parque Fechado da Balança, mesmo sem ter concluído o tempo limite, perderá o direito de completá-lo, ficando o equipamento no parque fechado após a pesagem.

Parágrafo 7º - Se o número de inscritos for superior ao limite da pista, será realizado um sorteio para dividir o treino classificatório em duas sessões de classificação de 5 (cinco) minutos cada, com metade dos inscritos em cada treino. Para a formação do “Grid” de Largada, será considerado o tempo da melhor volta de cada piloto, independentemente da sessão de treino classificatório ao qual o piloto tenha participado. O piloto sorteado para tomar tempo numa sessão não poderá participar da outra sessão, ficando sem tempo.

Parágrafo 8º - Os pilotos e auxiliares devidamente credenciados, só deixarão a área de Parque Fechado (Pesagem), passando para a área de abastecimento, quando autorizados pelo responsável pela liberação dos karts. Estes auxiliares poderão permanecer na área do abastecimento somente até o final da tomada de tempo de seu piloto, tendo que se dirigir à área destinada à manutenção ao término desta.
Os demais membros de equipe, tais como: parentes, amigos, cronometristas e outros mecânicos, deverão permanecer na área de boxes (Fora do Parque Fechado). Fica, assim, proibida a permanência de pessoas estranhas à Organização da Prova dentro da pista durante a tomada de tempos e provas.
Qualquer infração a este parágrafo acarretará a exclusão do piloto da tomada de tempos; inclusive do piloto que não estiver participando daquela tomada de tempos, se este já tiver tomado seu tempo será excluído da tomada de tempos e se sua categoria ainda não tomou tempo, perderá o direito de tomada de tempos, largando em último na sua bateria.

Parágrafo 9º - Para aqueles que derem voltas a mais, após a bandeirada de término de treinamento classificatório, serão aplicadas as seguintes penalidades:
a) 1 (uma) volta a mais: perda da melhor volta na tomada de tempo, valendo a segunda melhor volta para o “grid” de largada.
b) 2 (duas) ou mais voltas: exclusão da tomada de tempo.
Ao término da tomada de tempo, a pista será fechada, sendo proibido o uso da mesma, sob pena de desclassificação do piloto infrator.

Parágrafo 10º - Os karts participantes do TROFEO RIOMAFRA DE KART, deverão ser abastecidos e seus tanques lacrados para a tomada de tempo e baterias.
O combustível para a tomada de tempos e as corridas serão fornecidos pela organização do evento. Antes de cada sessão os pilotos e/ou mecânicos poderão abastecer os karts no Setor de Abastecimento. Após cada bateria, os reservatórios de combustível serão FISCALIZADOS pela organização do evento, a fim de evitar, a adulteração dos mesmos e a quebra dos princípios de desportividade da competição.
Combustíveis para cada categoria:
CADETE E MIRIM: Gasolina Pódium
MY GRADUADOS, JR E JR MENOR E SENIOR E SUPER SENIOR: Gasolina Pódium com Óleo Motul 20 por 1
F4 ORIGINAL: Gasolina Pódium
F4 PREPARADO: Gasolina Pódium e/ou Álcool Puro de acordo com a preferência do piloto.


ARTIGO 13º - Após o abastecimento para a prova os pilotos devem se dirigir diretamente ao “Grid” de Largada.

Parágrafo 1º - Só terá acesso ao Setor de Abastecimento um único chassi montado, por piloto inscrito, não podendo ainda, ocorrer troca de equipamento. O kart levado ao Setor de Abastecimento, tanto na tomada de tempo quanto na prova, não poderá sofrer qualquer tipo de manutenção, salvo mediante autorização da direção do evento.

Parágrafo 2º - Do Setor de Abastecimento até a largada, os karts manter-se-ão em REGIME DE PARQUE FECHADO.

Parágrafo 3º - Será proibida qualquer manutenção no “Grid” de Largada. Qualquer manutenção, sem a troca de equipamento (chassi e motor), se autorizada pelo Diretor de Prova ou Comissários Desportivos, deverá ser feita no parque fechado.
O kart somente poderá retornar à pista, após a largada, no final do pelotão, e no máximo até transcorridos 25% (vinte e cinco por cento) do número de voltas previstas para a prova.

ARTIGO 14º - LARGADA DA PROVA:
As categorias CADETE E MIRIM, F4 ORIGINAL E F4 PREPARADO terão suas largadas com os karts PARADOS, seguindo a ordem das posições do grid de largada.
Nas categorias MY JÚNIOR JR MENOR, MY GRADUADOS, MY SÊNIOR E SUPRE SÊNIOR E 125 STOCK para a largada, os karts serão dispostos dois a dois, para a saída lançada.
Na volta de apresentação, é proibido ultrapassar outro concorrente.
O piloto que por qualquer motivo, não puder largar em sua posição, ou, ainda, se atrasar, deverá levantar o braço, deixando todo o pelotão ultrapassá-lo, permanecendo no fim do mesmo até a largada, ou dirigir-se ao Parque de Manutenção para sanar o problema, e de lá largar quando o diretor de prova autorizar, sempre após o último kart do pelotão. O concorrente que estiver fora de sua posição, procurando ultrapassar seus concorrentes imediatos, será punido pelos Comissários Desportivos, com a penalidade de no mínimo dez segundos. Se o diretor de prova suspender a largada e determinar novo alinhamento, ele poderá, a seu critério, determinar que o infrator perca a sua a posição no “grid”, e largue cinco posições atrás daquela em que teria o direito de largar.
Os concorrentes deverão se dirigir para a largada em duas filas indianas, cada uma dentro de um corredor que corresponde a 50% da pista. O concorrente que passar do limite, a critério da direção de prova, poderá ser penalizado por queima de largada em 3 (três) segundos, e se cruzar as referidas linhas com as quatro rodas, poderá ser penalizado em 10 (dez) segundos, a critério dos Comissários Desportivos.
A partir de autorizado a largada pelo Diretor de Prova, a ultrapassagem estará autorizada.
a) – Será exigido para a largada, que todo o pelotão, liderado pelo “pole-position”, faça o percurso completo da volta de apresentação até o instante da largada, em marcha reduzida e devidamente alinhado. A responsabilidade pela velocidade de condução do pelotão será do “pole-position”. O piloto que estiver largando na segunda posição será o responsável pela formação do “grid”, e não poderá estar à frente do “pole-position” em nenhum momento.
b) – O piloto que queimar a largada será punido com a aplicação de um Time Penalty, de 10 (dez) segundos.
Parágrafo 1º - Será exigido no “grid” um mínimo de 5 (cinco) karts em cada categoria, à exceção da categoria CADETE E MIRIM. Se este número não for atingido, os concorrentes inscritos participarão da prova em outra categoria, com classificação e contagem de pontos para o campeonato em separado.
Se não for possível juntar as categorias, por incompatibilidade técnica, somente com autorização específica dos Comissários Desportivos, poderá ser dada a largada para uma categoria com menos de 6 (seis) karts.

Parágrafo 2º - Caso duas categorias corram juntas, conforme o previsto acima, a posição de largada será formada pelos tempos obtidos durante a tomada de tempo, desprezada a categoria do piloto.

Parágrafo 3º - Se o Diretor de Prova declarar “corrida com chuva” (pista molhada), todos os pilotos deverão apresentar-se para a largada, no “grid”, com um jogo completo de pneus de chuva.

ARTIGO 15º – AUXILIARES:
Durante a prova permanecerão na pista, um (1) auxiliar de cada piloto, devidamente identificados por
crachá fornecidos pela Organização da Prova, que poderão ajudar mecanicamente qualquer piloto, inclusive a empurrar o kart.

Parágrafo 1º - Os auxiliares devidamente credenciados com os crachás deverão permanecer obrigatoriamente dentro de áreas estipuladas e demarcadas pela Organização da Prova, sendo que logo após a liberação do “Grid” de Largada deverão dirigir-se para aquelas áreas e só poderão delas sair quando o piloto tiver algum tipo de problema.
Os auxiliares poderão ajudar outro piloto mesmo não sendo este o seu piloto, principalmente para ajudar a retirar o kart da pista e colocá-lo na grama até que o auxiliar do piloto consiga chegar ao local.
O piloto é o responsável pelas atitudes de seu auxiliar na pista, podendo estas atitudes acarretar ao piloto pena de exclusão ou desclassificação da prova.

ARTIGO 16º - É proibida a permanência, dentro da pista, de qualquer pessoa que não seja autoridade desportiva credenciada, agente de competição e seus auxiliares.
Devem permanecer dentro da área dos boxes, determinado pelas autoridades da prova, os demais, tais como: auxiliares, mecânicos, chefe de equipe, etc.


ARTIGO 18º - Se o número de inscritos for superior ao limite da pista – definido pela Direção de Prova - o grid poderá ser dividido, sendo que nesse caso, os 6 primeiros colocados na somatória dos pontos das duas baterias, competirão em uma bateria extra à ser realizada no final do evento, denominada Super Final. Sendo que a classificação na Super Final é que determinará a classificação final no TROFEO RIOMAFRA DE KART.


ARTIGO 19º - No TROFÉO RIOMAFRA – Paraná, serão observados os seguintes critérios:
a) Valor da Inscrição: determinado pela FPRA no Regulamento Particular da Prova;
b) Treino Oficial e Tomada de Tempo: somente para pilotos inscritos;
c) Os pilotos inscritos devem estar presentes junto à saída dos boxes,  no horário do encerramento do abastecimento de sua categoria;
d) O não comparecimento do piloto no local e horário determinado (saída do Parque Fechado), desobriga a Organização da Prova a esperá-lo para a tomada de tempo ou para a largada da prova, mesmo que estes horários estejam antecipados.

ARTIGO 20º – RESULTADOS:
Todo e qualquer resultado de uma tomada de tempo, de uma bateria ou de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelos Comissários Desportivos. A publicação do resultado deverá preceder em, pelo menos, 20 (vinte) minutos à entrega de prêmios.

Parágrafo 1º – Em prova que houver reclamação impetrada por algum piloto contra o resultado oficial, e indeferida pelos Comissários Desportivos, a premiação será entregue aos vencedores, mesmo havendo recurso à instância superior. Nesse caso, a pontuação e a classificação ficarão “sub judice”. Se o recurso interposto pelo piloto tiver decisão a ele favorável na instância superior, os Organizadores da Prova deverão lhe entregar a premiação a que tiver direito, e a sua pontuação e classificação serão retificadas nos relatórios oficiais da prova.

Parágrafo 2º - Se uma prova for realizada sob efeito de liminar judicial, o resultado ficará “sub judice”.

ARTIGO 21º - BANDEIRAS:
a) bandeira verde: Pista livre,
b) bandeira azul com faixa diagonal vermelha, final de prova para o concorrente, pois vai ser ultrapassado pelo líder da prova;
c) bandeira quadriculada verde e amarela: Determina o início da prova (largada),
d) bandeira amarela (condição especial para a 3ª Copa Integração – Santa Catarina: Determina que o piloto deve prestar atenção, pois há perigo eminente, a ultrapassagem não é proibida, porém o piloto deve atuar com cautela, pois a pista pode estar obstruída,
e) bandeira azul: Competidor mais veloz o segue, atenção. Prepare-se para deixá-lo ultrapassar. Quando agitada: um competidor veloz está na eminência de ultrapassá-lo, dê passagem,
f) bandeira branca: Veículo de serviço na pista. Atenção.
g) bandeira preta com círculo laranja: Com defeito técnico em seu kart, o concorrente deverá dirigir-se ao Parque de Manutenção, obrigatoriamente, para reparo e poderá retornar à pista sem autorização. A bandeira será apresentada ao piloto por duas voltas consecutivas. Se este não respeitar a sinalização, receberá bandeira preta excluindo-o da prova ou, ainda, se não houver tempo para a apresentação da bandeira preta - 2 (duas) voltas para o término da prova - o piloto será desclassificado ao término da mesma por desrespeito a sinalização.
h) bandeira preta e branca dividida diagonalmente em dois triângulos sendo um branco e outro preto: Advertência. Próxima a ser exibida: preta.
i) bandeira preta: O kart que a recebeu deverá parar imediatamente nos boxes, estando automaticamente excluído da prova.
j) bandeira vermelha: O concorrente deverá parar imediatamente de competir devendo dirigir-se lenta e cuidadosamente para o local anteriormente determinado pela direção da prova (“grid” de largada).
k) bandeira quadriculada preta e branca: Determina o encerramento da prova (chegada)
l) farol luminoso: Vermelho - volta de apresentação para a largada.
Apagado – largada

ARTIGO 22º – DAS VISTORIAS TÉCNICAS:
Validade: Um kart poderá ser vistoriado a qualquer momento: antes, durante ou depois da tomada de tempo ou, ainda, antes ou depois da prova, por quem de direito.
No caso de ser encontrada irregularidade técnica o piloto será impedido de participar no primeiro caso, excluído no segundo e desclassificado no terceiro.
Os preparadores dos pilotos envolvidos deverão estar presentes nas vistorias.
Os pilotos cujos karts estiverem em desacordo com as especificações técnicas de suas categorias ou classes sofrerão as penalidades pertinentes, previstas no Artigo 32 (trinta e dois) deste regulamento.

Parágrafo 1º - Ao término da tomada de tempo e prova, os karts deverão permanecer em regime de Parque Fechado, em local determinado pela Organização da Prova, sendo sua liberação realizada com autorização do Comissário Técnico.

Parágrafo 2º - Qualquer exame procedido num kart não tornará válida qualquer irregularidade existente no mesmo, e que porventura vier a ser constatada até o final da competição.

ARTIGO 23º – LACRE/IDENTIFICAÇÃO:
Os comissários Técnicos, conforme seus próprios critérios poderão lacrar e / ou identificar os equipamentos, devendo estes ficar à disposição da Comissão Técnica até o término da vistoria final.
Parágrafo único - A violação, a quebra ou a adulteração dos lacres de identificação resultarão na desclassificação sumária do concorrente da tomada de tempo, da bateria ou da prova.

ARTIGO 24º – PROCEDIMENTOS:
O Comissário Técnico da prova, devidamente credenciado pela FPRA procederá à verificação dos karts em local previamente determinado pelos Comissários Desportivos da prova. A desmontagem das partes quando exigidas será feito por apenas um mecânico, devidamente identificado, indicado pelo piloto e sem nenhum ônus para o organizador, FPRA ou CBA, na presença daquele comissário. As peças deverão ser apresentadas em condições de serem conferidas e medidas.

Parágrafo 1º - Todas as peças, porventura encontradas em desacordo com o regulamento, poderão ser retidas e somente devolvidas após parecer final da FPRA e depois de esgotados todos os prazos de recursos, caso haja algum em andamento.

Parágrafo 2º – O Comissário Técnico poderá se valer de quaisquer métodos para exame de peças ou partes, podendo até mesmo inutilizá-las se isso se fizer necessário. Em nenhum caso o kart será devolvido nas condições em que se encontrar ao término da prova, mas sim nas condições em que se encontrar ao final da vistoria.

Parágrafo 3º - Se a barra suplementar do pára-choque traseiro soltar-se, parcial ou totalmente, durante a prova, o piloto será avisado pela Direção de Prova por meio de sinalização de bandeira preta com círculo laranja e o número do kart, devendo, então, dirigir-se ao Parque de Manutenção da Prova para recolocá-la e poder assim retornar a prova.

Parágrafo 4º - Durante as provas, na ocorrência de qualquer avaria técnica, o piloto será sinalizado através de bandeira preta com círculo laranja e o número do kart, devendo obrigatoriamente parar no Parque de Manutenção da Prova onde junto com seu mecânico, deverá sanar o defeito técnico e voltar para a prova.
Os boxes, durante a prova estarão fechados e o piloto que para lá se dirigir, não indo para o Parque de Manutenção da Prova e/ou Balança, estará automaticamente desclassificado da prova.

ARTIGO 25º – CARENAGENS
É obrigatório o uso do conjunto de carenagem completa durante os treinos oficiais, tomadas de tempo e prova.
 Parágrafo 1º. É obrigatório constar na parte frontal e traseira do kart o número.


ARTIGO 26º - PNEUS:
Para pneus “slick”: Será obrigatória a utilização de 1 (um) jogo de pneus usados. Este mesmo jogo deverá ser utilizado em todas as atividades de pista realizadas no dia 07/09/2013 (tomada de tempo e baterias). Ao final da prova os pilotos devem verificar as condições de seus pneus e caso constatado algum defeito, deverão comunicar ao Comissário Técnico antes de retirar o seu equipamento do Parque Fechado para possível troca.

Parágrafo 1º. Caso seja declarada pela direção de prova “Corrida sob chuva”, os pilotos deverão utilizar compostos de chuva, porém, não se verificará se são novos ou usados. Sendo mantida a obrigatoriedade de utilizar apenas 1 jogo destes durante a classificação e as baterias.

ARTIGO 28º - ASPECTOS ESPECÍFICOS PARA TROFÉO RIOMAFRA : CADETE, MY, FÓRMULA 4.

Parágrafo 1º - A PABLO RACING obriga-se a fornecer através de aluguel, os motores para os pilotos por ordem de sorteio.
A quantidade de motores será divulgada através de comunicados pela PABLO RACING, reservando-se a empresa o direito de aceitação de número maior de inscritos de acordo com a disponibilidade dos mesmos. Estarão garantidos os motores para os pilotos que se inscreverem até a quarta feira da semana que antecede a prova.

É obrigatória a presença do piloto ou responsável no ato do sorteio e entrega dos motores, inclusive em caso de troca, para fiscalização e assinatura do termo de fornecimento e revisão de entrega. Após a assinatura do termo de fornecimento e revisão de entrega pelo piloto ou responsável, o mesmo não terá direito de reclamar dos itens vistoriados cabendo a ele responder sobre qualquer punição de adulteração ou anormalidade do equipamento.

O Aluguel dos motores é apenas válido para as atividades de tomada de tempo e corrida. Na sexta-feira (06/09/2013) os motores estarão disponíveis para locação mediante pagamento em separado diretamente a PABLO RACING.

Parágrafo 4º - O piloto é responsável pelo Motor, e demais equipamentos fornecidos em conjunto com o motor pela PABLO RACING.

Parágrafo 5º - A troca de qualquer equipamento só será permitida em qualquer situação, com a autorização da PABLO RACING e do Comissário Técnico.
Após o sorteio do motor, o piloto só poderá solicitar a sua troca após o mesmo ter sido avaliado em movimento na pista e constatado alguma anormalidade, neste caso a PABLO RACING procederá a troca através de sorteio na presença de outros competidores (mínimo de dois).
Durante a competição, os motores trocados, serão revisados e poderão retornar ao sorteio.
As trocas só poderão ser solicitadas após a sessão.

Parágrafo 6º - A prioridade de troca é motivada pela quebra do motor que não puder ser reparada no local. Outro tipo de motivação para a troca estará sujeita a disponibilidade de motores.

Parágrafo 7º - A troca de motor estará sujeita à disponibilidade dos mesmos. Caso não haja disponibilidade de motor no ato da solicitação para troca, o piloto deverá aguardar a manutenção dos motores.

Parágrafo 8º - Estando o kart no Parque Fechado de Abastecimento ou alinhado no Grid de Largada, se por qualquer motivo houver troca de motor, o piloto largará dos boxes.

ARTIGO 28º - SENSORES DE CRONOMETRAGEM:
Os sensores são de propriedade do organizador de cada etapa, sendo obrigatória sua devolução, em qualquer situação, à Organização da Prova após a tomada de tempo ou prova. O piloto que não proceder à devolução do sensor ao término da tomada de tempo ou prova da sua categoria terá que ressarcir a NA Racing o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais).
Os sensores deverão ser instalados na carenagem lateral direita, internamente, e próximos ao início da mesma, na posição vertical, com o led voltado para cima.

ARTIGO 29º – DO PESO

CADETE e Mirim 106kg

MY Graduados, Senior e Super Senior 175kg

MY JUNIOR e JR Menor 150kg

FÓRMULA 4 185kg

FORMULA 4 PREPARADO 185kg

ARTIGO 30º – PENALIDADES:
São infrações ao Regulamento:
a) Toda ofensa direta ou indireta em relação a qualquer pessoa investida na função de Autoridade de Prova ou Oficiais de Competição.
b) Toda e qualquer manobra intencional tendo por escopo inscrever um veículo/piloto não qualificado.
c) Todo procedimento fraudulento ou manobra desleal que prejudique o caráter esportivo da competição ou interesse do kartismo.
d) Toda desobediência a qualquer dos artigos deste regulamento.
Todas as infrações ao CDA, RNK e a este Regulamento, cometidas pelos seus Organizadores, Oficiais, Agentes de Competição, Concorrentes, Pilotos e afins, poderão ser objeto das seguintes penalidades:
a) Advertência: Sinalizada, Verbal ou Escrita;
b) Perda de posição no “grid”;
c) Acréscimo no tempo total;
d) Perda de volta;
e) Impedimento de participação em treino oficial ou parte dele;
f) Perda de posição na ordem de chegada;
g) Multa (independentemente de outras sanções);
h) Exclusão de Tomada de Tempo/ bateria/prova;
i) Proibição de acesso à área técnica desportiva;
j) Desclassificação da Tomada de Tempo/ bateria / prova;
h) Time Penalty

Parágrafo 1º - A imposição da penalidade será sempre precedida de averiguações.

Parágrafo 2º - As partes interessadas podem ser convocadas para averiguações e poderão ser acompanhadas de testemunhas.

Parágrafo 3º - Na ausência das partes interessadas, a decisão poderá ser proferida à revelia das mesmas.

Parágrafo 4º - O piloto é responsável diretamente por todos os atos cometidos por ele, membros de sua equipe. Qualquer infração cometida por uma das pessoas anteriormente citadas acarretará penalidade ao piloto, conforme este artigo.

ARTIGO 32º – EMISSÃO DE CHEQUE SEM PROVIMENTO DE FUNDOS:
O concorrente que efetuar pagamentos a CBA, NA RACING ou ao Organização do Evento, com cheque sem provisão de fundos, de sua emissão ou de terceiros, ou sustar o pagamento do mesmo, terá a sua cédula desportiva suspensa pela CBA, até a quitação de seu débito e sem prejuízo de outras sanções, bem como, em caso de emissão de cheque sem fundos ou com contra ordem de pagamento a Organização do Evento, fica desde já eleito o foro da comarca de Mafra/SC para eventual ações judiciais.

ARTIGO 33º – DAS RECLAMAÇÕES:
Procedimentos: As reclamações técnicas e desportivas somente poderão ser impetradas por concorrentes/pilotos da mesma prova e da mesma categoria, devendo ser apresentadas por escrito ou verbalmente sendo reduzida a termo, até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial, procedida através da sua afixação no quadro de avisos. Além disso, toda reclamação cujo julgamento seja susceptível de modificar a classificação final, obriga os organizadores a publicarem somente uma classificação oficiosa

Parágrafo 1º – Se os Comissários Desportivos entenderem que o autor da reclamação atua de má fé poderá infringir-lhe uma das penalidades previstas no presente regulamento.

Parágrafo 2º – Todos os interessados terão de submeter-se às decisões tomadas pelos Comissários Desportivos salvo em caso de recurso, previsto no presente regulamento.

Parágrafo 3º – As reclamações deverão ser consideradas pelos Comissários Desportivos, como sendo de urgência.

Parágrafo 4º – Não serão acolhidas quaisquer reclamações contra decisões do Diretor de Prova, dos Juizes de Largada e Chegada, no exercício de suas funções, quanto aos procedimentos de largada e chegada da prova.

ARTIGO 34º - DOS RECURSOS:
Todo concorrente/piloto terá o direito de RECORRER das decisões impostas pelos Comissários Desportivos de uma prova, junto à CBA ou FAUESC. Ele deverá, sob pena de perda de direito, notificar os Comissários Desportivos da prova, por escrito, dentro do prazo de uma hora a partir do momento do recebimento da notificação ou publicação oficial da penalidade, da sua intenção de recorrer da decisão, de acordo com o CDA.

Parágrafo 1º - Todo recurso junto à FPRA deve ser feito por escrito pelo seu autor ou representante legal. O Recurso junto à FPRA deve ser acompanhado de uma caução. Essa caução será exigida desde o instante que o interessado notificar os Comissários Desportivos sua intenção de realizar a apelação, e ela não será devolvido se o mesmo desistir do Recurso.

Parágrafo 2º - Prazo para apresentação do Recurso - O prazo para a entrada do Recurso junto à FPRA expira em 03 (três) dias úteis, contados da data da notificação da decisão dos Comissários Desportivos da prova.

Rio Negro – Paraná, 05 de Agosto de 2013

CARLOS GREGÓRIO REYNAUD DOS SANTOS, LUIZ CLAUDIO SALIBA FILHO E MARLON CHRYSTIAN BLUM
Direção Idealizadora do Evento

NELSON RODRIGUES DO AMARAL
Organizador
NA Racing






Nenhum comentário:

Postar um comentário